Habitat e Distribuição Geográfica: Pastos, matagais e savanas secas da região meridional sahariana.
Alimentação: Oportunista e omnívora, este réptil alimenta-se essencialmente de herbáceas e algumas plantas suculentas, mas também de carcaças de animais que encontre nas suas deambulações. Esta é a maior tartaruga terrestre continental.
Reprodução: A cópula tem lugar logo a seguir à estação das chuvas (entre Setembro e Novembro), combatendo os machos uns com os outros pelo direito a acasalar. A fêmea escavará depois um buraco no solo quente onde deposita 15 a 30 ovos, que incubarão durante cerca de 70-80 dias.
Comportamento: Estes animais são muito agressivos uns com os outros. Esta agressão inicia-se a partir de muito jovens. Gostam de escavar e estão muito bem adaptadas para o fazer. São animais muito fortes e ativos e quando as temperaturas se tornam muito quentes ou frias, escondem-se nesses buracos, ajudando-as a prevenir a desidratação visto dependerem da água metabólica e do alimento. Permanecem nos buracos durante horas e, se existir lama enterram a sua parte traseira. Quando as temperaturas ultrapassam os 40ºC esfregam a sua própria saliva nas patas para se refrescarem. São mais ativas ao final da tarde, e de manhã permanecem ao sol para subir a sua temperatura corporal depois do frio da noite.
Estatuto de conservação: Vulnerável
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Envergadura: 75 – 85 cm (carapaça)
Peso: 100-150 kg
Longevidade: 89 – 90 anos