Gralha Africana de peito branco

Corvus albus

Habitat e Distribuição Geográfica: Encontra-se em habitats montanhosos abertos, mas também em algumas áreas urbanas. Encontram-se praticamente por toda a África, sendo nativos da África Subsaariana, também se podem encontrar em Madagáscar, nas Ilhas Comores e nas Ilhas Assunção.

Alimentação: Omnivora. Alimenta-se de uma grande variedade de invertebrados, milho, frutas, sementes, pequenos mamíferos, ovos, alguns répteis, moluscos e são também necrófagas (alimentam-se de carcaças de animais mortos).

Reprodução: Reproduzem-se durante todo o ano. Ambos os sexos ajudam na construção do ninho, que é feito de pequenos galhos em árvores ou rochas. A fêmea incuba entre 3-6 ovos, enquanto o macho caça para a alimentar durante os 18-19 dias de incubação. Os dois progenitores tratam e alimentam as crias durante cerca de 43 dias.

Comportamento: São aves muito sociais, frequentemente encontrados em pares ou em pequenos grupos, mas também se podem reunir em grandes bandos de centenas de animais, especialmente em zonas de maior abundância de alimento. Adaptam-se muito bem a qualquer tipo de ambiente, daí conseguirem adaptar-se muito bem também a zonas urbanas.

Estatuto de conservação: (LC) Pouco Preocupante (IUCN)

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Corvidae

Dimensões: 45 cm comprimento e 33-39 cm envergadura

Longevidade: 6-10 anos (estado selvagem), até 20 anos (em cativeiro)

Outros animais no Passeio Pedestre