Dragão Barbudo

Pogona vitticeps

Alimentação: são omnívoros oportunistas que consomem insectos como grilos, gafanhotos, baratas ou pequenos lagartos e vegetação.

Reprodução: Os dragões barbudos atingem a maturidade sexual com 1 a 2 anos de idade. O acasalamento ocorre nos meses australianos de Primavera e Verão, de Setembro a Março. No entanto, os dragões em cativeiro não parecem ser sazonais e podem procriar durante todo o ano. As fêmeas cavam uma toca e depositam até 24 ovos por ninhada e até 9 ninhadas por ano. Sabe-se também que as fêmeas armazenam esperma e são capazes de pôr muitas ninhadas de óvulos férteis num único acasalamento. Em condições de cativeiro, os ovos eclodirão de 55 a 75 dias.

Distribuição e Habitat: Vive nas áreas secas e arborizadas do interior da Austrália.

Comportamento: A barba do Pogona vitticeps é usada tanto para exibições de acasalamento como de agressão. A barba fica escura e incha durante a exibição. O dragão barbudo também pode abrir a boca e ficar boquiaberto, além de inchar a barba para parecer mais intimidante. Outro comportamento interessante é balançar os braços. O dragão barbudo fica em três patas e balança um dos seus membros anteriores num lento padrão circular. Esse comportamento está associado ao reconhecimento de indivíduos da mesma espécie. O aceno de braço também é usado para mostrar submissão. Um pequeno dragão barbudo responderá agitando o braço quando confrontado com um dragão barbudo maior e mais dominante. As fêmeas também acenam com os braços para evitar a agressão dos machos, especialmente se o macho estiver balançando a cabeça.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante

Classificação

Nome científico: Pogona vitticeps

Classe: Sauropsida

Ordem: Squamata

Família: Agamidae

Dimensões: 33 a 60 cm de comprimento

Peso: 280 – 510 gramas

Longevidade: 15 a 20 anos em cativeiro

Outros animais em Répteis