Cabra de Leque

Antidorcas marsupialis

Habitat e Distribuição Geográfica:  O território da Cabra-de-Leque inclui a Namíbia, Botswana, Angola e África do Sul. O habitat preferencial são as zonas de pastagens, matos e matagais secos

Alimentação: Espécie considerada “intermediate feeder”, ou seja, tanto se alimenta de erva como de plantas mais seletivas, como são os arbustos. A mudança prende-se com a estação do ano e principalmente com a necessidade de beber água. Durante a altura de maior calor, esta espécie alimenta-se de flores, visto que têm maior percentagem de água. Quando os pontos de água reaparecem, a erva torna-se o principal alimento da dieta.

Reprodução: Geralmente acasalam na época seca, amamentam durante o calor e nas chuvas a cria está apta para a abundância alimentar. A gestação dura entre 4 a 6 meses e só reproduzem de 2 em 2 anos.

Comportamento: Quando ameaçados ou excitados, as cabras-de-leque preformam uma série de saltos, até 3,5 metros de altura. Este salto é muito característico pois é feito com a cabeça virada para baixo e o dorso totalmente arqueado. Estes saltos são utilizados como forma de distraírem os predadores.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)

Classificação

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Bovidae

Dimensões: 80 cm até ao ombro

Peso: 33 a 46 kg

Longevidade: 19 anos em Estado Selvagem / 20 anos em Cativeiro

Outros animais no Safari