Girafa

Giraffa camelopardalis

Habitat e Distribuição Geográfica: A distribuição geográfica desta espécie estende-se desde a o sul do Sahara até ao norte do Botsuana. As girafas têm preferência por zonas áridas e secas. São encontradas em savanas, pastagens ou bosques abertos. Como estes animais só bebem água ocasionalmente são muitas vezes encontrados muito longe de pontos de água.

Alimentação: As girafas alimentam-se de folhas, flores, rebentos de folhas e frutas. Em zonas onde existe um solo muito salino, as girafas podem ingerir um pouco de terra para equilibrarem as suas concentrações de minerais. São considerados browsers, ou seja, selecionam com muito cuidado o que ingerem e o alimento preferido são as folhas da acácia. Podem ingerir cerca de 66 kg de alimento por dia.

Reprodução: São tipicamente animais poligâmicos. Normalmente, os nascimentos ocorrem entre maio e agosto. A gestação demora entre 13 a 15 meses e o nascimento ocorre de pé ou mesmo em deslocação. A cria cai cerca de dois metros de altura, o que é essencial para o começo do funcionamento de todo o organismo. Passados cerca de 30 minutos, a cria coloca-se em pé. As crias são desmamadas entre os 12 e os 16 meses de idade. As fêmeas ficam sexualmente maduras aos cinco anos de idade, pelo que os machos é aos sete anos.

Comportamento: São animais com uma estrutura social e vivem em manadas de até 20 indivíduos. As fêmeas tendem a ser mais sociáveis do que os machos. Estas manadas podem albergar animais individuais, estes podem entrar e sair do grupo consoante a sua vontade. A altura do descanso acontece durante a noite, mantendo-se em pé. A dominância do macho é imposta por lutas, muito violentas e só acaba quando alguma das girafas cai ou abandona o duelo. Ao fugir, as girafas podem chegar aos 60 km/h.

Estatuto de conservação: Vulnerável (VU)

Classificação

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Giraffidae

Dimensões: 4.5 m – 5.7 m de altura

Peso: 1200 kg – 2000 kg

Longevidade: 20 a 25 anos em Cativeiro e 10 a 15 anos em estado selvagem

Outros animais no Safari