Bufo Real

Bubo bubo turcomanus

Habitat e Distribuição Geográfica: Grande diversidade de habitats, incluindo florestas de coníferas, desertos, zonas húmidas, planícies, áreas urbanas ou zonas montanhosas.

Abrange praticamente toda a Europa, grande parte da Ásia e o Norte de África. O B. b. turcomanus está presente do Volga ao Cazaquistão e Mongólia ocidental.

Alimentação: Generalista e oportunista. Alimenta-se de mamíferos, insetos, peixes, anfíbios, répteis e aves.

Reprodução: Nidifica em afloramentos rochosos de escarpas, no solo, em edifícios e também pode utilizar em ninhos de outras espécies. Põe geralmente 2-3 ovos. As crias eclodem aos 32-36 dias e são dependentes dos progenitores até aos cinco meses de idade. A incubação dos ovos é realizada maioritariamente pela fêmea.

Comportamento: Animais solitários que só se juntam durante o acasalamento. Ave monogâmica tendo geralmente apenas um parceiro, que mantém ao longo dos anos. É um superpredador, ou seja, pode alimentar-se de outras espécies de predadores.

Curiosidades: É uma espécie politipica, ou seja, tem subespécies distintas morfologicamente. Caçador muito preciso com um voo muito silencioso graças às combinações das faixas de penas rígidas e flexíveis.

Estatuto de conservação: Pouco preocupante (LC), CITES Anexo II

Fatores de ameaça: Destruição do habitat, perseguição direta pelo Homem, diminuição das presas, mortalidade por electrocução e envenenamento.

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Strigiformes

Família: Strigidae

Dimensões: 59-75 cm de comprimento e 1,38-1,88 m de envergadura

Peso: 1,6-2,8 kg nos machos e 2,3-4,2 kg nas fêmeas.

Longevidade média no estado selvagem: 10-20 anos

Longevidade máxima no estado selvagem: 68 anos

Longevidade máxima em cativeiro: 64 anos

Outros animais em Aves de Rapina