Coruja das Torres

Tyto alba

Habitat e Distribuição Geográfica: É a espécie de coruja mais dispersa por todo o mundo e são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Têm a capacidade de ocupar tanto zonas rurais como urbanizados. Normalmente encontram-se em zonas de baixa altitude e com áreas abertas.

Alimentação: São carnívoros e predadores noturnos que preferem pequenos mamíferos tais como ratos, lebres, coelhos e também pequenas aves. Quando está totalmente escuro, as corujas dependem em exclusivo da sua audição..

Reprodução: São animais monógamos. Espécie com ritual de acasalamento bastante complexo, onde macho e fêmea executam uma dança no ar. Existe apenas uma época reprodutiva num ano e depende da disponibilidade de comida. Normalmente, as corujas usam sempre o mesmo ninho e no ninho a fêmea coloca entre 4 a 7 ovos, que têm um tempo de incubação de 29 a 34 dias. As crias fazem o primeiro voo com 50 dias de vida e passadas 4 semanas, tornam-se independentes.

Comportamento: Aves solitárias e noturnas. Tendem a passar o dia em cavidades nas árvores. As corujas são o animal que melhor consegue localizar a presa devido à sua assimetria das orelhas. A sua audição consegue detetar presas escondidas na vegetação ou mesmo debaixo de neve.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)

Classificação

Nome científico: Tyto alba

Classe: Aves

Ordem: Strigiformes

Família: Tytonidae

Dimensões: 1,1 m de envergadura

Peso: 430-620 gr

Longevidade: Em cativeiro é de 20 anos e em estado selvagem 4 anos.

Outros animais em Aves de Rapina