Grifo

Gyps fulvus

Habitat e Distribuição Geográfica: Grande variedade de zonas, preferencialmente abertas com poucas ou nenhumas árvores, planícies, montanhas ou planaltos montanhosos.

Com distribuição essencialmente paleártica. Apresenta na Europa uma área de nidificação alargada. Alguns juvenis migram após o período reprodutor para África (região subsariana), península Arábica e norte do subcontinente indiano.

Alimentação: Espécie necrófaga. Alimenta-se de músculos e vísceras de mamíferos de médio a grande porte.

Reprodução: Faz o ninho em saliências ou pequenas cavernas nas escarpas e raramente em árvores. Os ninhos de anos anteriores são reutilizados em anos sucessivos. Ambos os progenitores alimentam as crias por regurgitação. O período de incubação tem uma duração de 48-58 dias. As crias efetuam o seu primeiro voo entre os 110-115 dias de vida.

Comportamento: É uma espécie colonial.  Apresenta um forte comportamento gregário alimentando-se em grupo e tende a nidificar nas proximidades das zonas de alimentação. Forma bandos que aproveitam as correntes quentes para levantar voo.

Curiosidades: Aproveitam as correntes térmicas para ganharem altitude durante o voo. Conseguem voar por grandes distâncias, a planar e quase sem bater as asas.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC), CITES Anexo II

Fatores de ameaça: Utilização de iscos envenenados, redução da disponibilidade trófica, perturbação humana em zonas de nidificação, colisão e electrocução, degradação dos habitats de nidificação e perseguição humana.

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Accipitriformes

Família: Accipitridae

Dimensões: 95-110 cm de comprimento e 230-270 cm de envergadura.

Peso: 6-12 kg.

Longevidade média no estado selvagem: 25 anos.

Longevidade máxima em cativeiro: 40 anos

Outros animais em Aves de Rapina