Alimentação: Animais omnívoros e tendem a procurar frutas e invertebrados. Se disponível, podem mesmo a alimentar-se de pequenos mamíferos, roedores e carne em decomposição. Podem ainda ingerir pequenos tubérculos.
Reprodução: Animais tipicamente polígamos e a época de reprodução varia muito consoante a localização e a disponibilidade de alimento. O tempo médio de gestação é de 4 meses e podem nascer entre 3 a 7 crias. As crias são altriciais, ou seja, crias que dependem em exclusivo da progenitora. Estas crias nascem sem pelo, só abrem os olhos ao 10º dia de vida e apenas ao 19º dia é que têm a capacidade de ficar em pé. Tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade.
Distribuição e Habitat: Os coatis são encontrados em regiões tropicais da América do Sul, desde a Colômbia, Venezuela até ao Uruguai e podem ser encontrados a mais de 2500 metros de altitude. Sentem-se confortáveis em zonas de floresta e montanha.
Comportamento: Os coatis são bons trepadores e chegam a nadar se for necessário. São animais diurnos e passam grande parte do dia em busca de alimento. Esta espécie é maioritariamente terrestre, contudo, dormem, reproduzem e têm as crias em árvores.
Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Nome científico: Nasua nasua
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Dimensões: 73 cm – 1,36 m de comprimento
Peso: 3 kg – 6 kg
Longevidade: 17 anos em cativeiro e 10 anos em estado selvagem