Alimentação: Estes papagaios são essencialmente granívoros, preferem sementes, mas também se alimentam de fruta, nozes, folhas e flores.
Reprodução: São uma espécie monógama, vivem em pares embora interajam muito com o bando. Durante a época reprodutiva, o casal fica mais resguardado, partilhando ambos o comportamento de ir buscar alimento e vai desde agosto até setembro. A fêmea pode pôr entre 1 a 6 ovos por postura. Os ovos têm um período de incubação de 30 dias. Passadas 9 semanas da eclosão, as crias são totalmente independentes. Ambos os sexos atingem a maturidade sexual entre os 2 e os 4 anos.
Distribuição e Habitat: Espécie distribuída pelo sul da américa amazónica. São avistados no Brasil, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina. Estes papagaios sentem-se confortáveis em vários habitats tais como savanas e campos de erva.
Comportamento: Aves não migratórias, que pode eventualmente fazer pequenas deslocações devido à abundância de recursos. Aves de hábitos diurnos e de noite tendem a pernoitar no cimo das árvores até ao amanhecer.
Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante
Nome científico: Amazona aestiva
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Dimensões: 33 cm – 38 cm de envergadura
Peso: 275 g – 500 g
Longevidade: até 70 anos em cativeiro e 27 anos para estado selvagem