Habitat e Distribuição Geográfica: Vivem em regiões de savana no sul de África. Desde Quénia, Tanzânia, Moçambique, Angola e Zaire. Os locais preferidos pelas palancas são uma mistura de savana, bosques e zonas de pastagens.
Alimentação: São grazers especializados em pastagens com ervas abundantes. Por vezes, sentem necessidade de sal na sua dieta, e muitas vezes são encontrados a mastigar ossos para absorverem sal e sais minerais.
Reprodução: O macho dominante copula com as fêmeas do seu harém e defende ativamente o seu território circundante. A época reprodutiva ocorre de maio a julho com pico em junho. A gestação dura entre 8 a 9 meses, onde o nascimento ocorre numa altura em que a época da chuva já terminou. A progenitora e a cria permanecem escondidos durante as primeiras três semanas após o nascimento. As crias são desmamadas com 6 meses de idade.
Comportamento: As palancas tanto podem ter atividade durante o dia como durante a noite, embora se sintam mais confortáveis com a escuridão, visto que têm uma pelagem escura. As manadas são compostas por 15 a 25 fêmeas e um macho dominante. O macho dominante irá enfrentar os seus opositores, lutando, com os cotovelos no chão e é uma luta de muita violência.
Estatuto de conservação: Ameaçados (EN)
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Dimensões: 2 m – 2.5 m de comprimento
Peso: 220 kg – 250 kg
Longevidade: 20 anos em Cativeiro e 16 anos em estado selvagem