Alimentação: O seu principal alimento consiste em néctar e frutas. Eles também podem comer algumas verduras e sementes.
Reprodução: Como a maioria das aves australianas, os lóris incubam os seus ovos em buracos de árvores. Um tronco oco ou um ramo de eucalipto, são geralmente os escolhidos. No ninho são postos 2 ovos brancos e são incubados por cerca de 30 dias. As crias de lóris-arco-íris são alimentadas com uma dieta líquida de néctar e pólen, que é previamente digerida e regurgitada por ambos os progenitores.
Distribuição e Habitat: Os lóris podem ser encontrados no norte e este da Austrália, incluindo ilhas. Originalmente, foram confinados a áreas florestais arborizadas, mas espalharam-se de forma mais ampla devido à intervenção humana. Neste momento, encontrados em áreas urbanas e suburbanas.
Comportamento: A par de outras espécies de lóris, os lóris arco iris, são altamente dependentes do eucalipto, que lhe fornece o néctar, flores, pólen e sementes. A língua termina com a forma de uma escova cabeluda, o que permite que as aves coletem o néctar líquido de dentro das flores. Passam a maior parte do seu tempo em bandos e são aves bastante sociáveis.
Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante
Nome científico: Trichoglossus haematodus
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Dimensões: 30 cm de comprimento
Peso: 120 – 130 g
Longevidade: Em estado selvagem até 20 anos e em cativeiro até aos 30 anos