Impala

Aepycerus melampus

Habitat e Distribuição Geográfica: São encontradas desde Angola, sul do Zaire, Ruanda, Uganda e Quénia. Normalmente preferem zonas de bosques com possibilidade de pastagem e com pontos de água.

Alimentação: As impalas são animais ruminantes e considerados intermediate feeders. Adaptam-se com extrema facilidade tanto a pastar ervas como a alimentar-se em arbustos.

Reprodução: As fêmeas ficam sexualmente maturas ao ano e meio de idade. A época reprodutiva ocorre entre março e maio com um tempo de gestação entre 194 e 200 dias. Nos primeiros dias de vida a fêmeas de impala e a sua cria, afastam-se do grupo para passarem despercebidos aos olhos dos predadores.

Comportamento: São uma espécie com atividade ao crepúsculo e ao amanhecer. O número médio de fêmeas numa manada são entre 15 a 100. Os machos de impala alteram o seu território para ficarem sincronizados com a época reprodutiva. Para fugirem aos predadores as impalas utilizam uma técnica bastante eficaz, executam grandes saltos para confundir os predadores. Estes saltos podem chegar aos três metros em altura.

Estatuto de conservação: Ameaçado (EN)

Classificação

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Bovidae

Dimensões: 1.3m – 1.5m de comprimento

Peso: 45 kg – 60 kg

Longevidade: 18 anos em Cativeiro e 13 anos em estado selvagem

Outros animais no Safari