Hiena Malhada

Crocuta crocuta

Alimentação: São animais carnívoros que caçam herbívoros como gazelas, zebras, gnus, girafas bebés, hipopótamos etc e também são necrófagos alimentando-se de restos de animais. Podem consumir entre 3 e 6 kg de carne por dia.

Reprodução: Os machos podem acasalar o ano inteiro com múltiplas fêmeas. As fêmeas têm um pseudo pénis que se liga ao pénis do macho no acasalamento. O período de gestação das fêmeas é de 4 meses e podem parir até 3 crias. As mães têm as crias em tocas no sub-solo e estas começam a comer carne regurgitada aos 5 meses, mas continuam a mamar até 1 ano e 3 meses.

Distribuição e Habitat: África subsaariana. Savana

Comportamento: A hiena-malhada é uma espécie altamente social e inteligente que vive em grupos matriarcais, ou seja as fêmeas é que mandam. Formam grupos familiares de 3 a 90 indivíduos. O “riso” das hienas só acontece quando estão stressadas (exemplo: quando têm de fugir de outras hienas ou de outros animais como os leões). As fêmeas permanecem nos seus grupos originais enquanto os machos juvenis dispersam para outros grupos ao atingirem os 2 anos de idade. Têm uma mandíbula muito desenvolvida conseguindo partir e ingerir facilmente os ossos das suas presas.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)

Classificação

Nome Científico: Crocuta crocuta

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Hyaenidae

Dimensões: 1.2 m – 2.5 m de comprimento

Peso: machos 45-60kg; fêmeas 55-70kg

Longevidade: Em estado selvagem vivem até aos 20 anos e em cativeiro até aos 25.

Outros animais no Safari