Habitat e Distribuição Geográfica: Os gnus estão muito dispersos por todo o continente africano, sendo que existe uma maior diversidade desde o Quénia até à Namíbia.
Alimentação: Os gnus são considerados grazers e vão alimentar-se durante o dia e sob a luz da lua. O alimento preferencial são as pastagens de crescimento rápido que se encontram nas savanas e planícies. Quando o alimento é escaço os gnu realizam gigantescas migrações na procura de novos locais de alimentação.
Reprodução: A época reprodutiva tem a duração de três semanas num ano inteiro e coincide com condições de alimento abundante para que a taxa de sucesso seja a maior possível. A gestação dura cerca de 8 meses e nasce apenas uma cria com aproximadamente 19 kg. Depois de seis minutos de ter nascido, a cria já está de pé e vai procurar o seu alimento de imediato. Com oito meses de idade, a cria abandona a proteção da progenitora e procura um novo grupo familiar.
Comportamento: Quando sedentários, os gnus são altamente territoriais e tendem a formar grupos. Aquando das migrações, esses grupos desfazem-se. As migrações regem-se pela disponibilidade de água e abundância de alimento para todo o grupo. Estes animais podem percorrer mais de 50 km na procura de um novo local de alimentação.
Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Dimensões: 1.7 m – 2.4 m de comprimento
Peso: 120 kg -270 kg
Longevidade: 21 anos em Cativeiro e 20 anos em estado selvagem