Habitat e Distribuição Geográfica: Atualmente, o gamo existe em 38 países, estando presente na América do Norte e do Sul, Europa, África do sul, Austrália e Nova Zelândia. Vivem nos mais diversos territórios desde zonas muito frias às zonas mais áridas. Podem encontrar-se em pradarias, bosques ou mesmo em savanas.
Alimentação: A sua dieta alberga muita vegetação, normalmente erva, pequenos arbustos, raízes e tubérculos. Apesar disto, a sua alimentação é muito adaptável, depende da disponibilidade e da estação do ano.
Reprodução: Durante a época reprodutiva, de setembro a janeiro, os machos estão ocupados em marcar o território. O tempo de gestação é de cerca de 240 dias (8 meses). A fêmea escolhe um local escondido para ter a cria e esta não se junta de imediato ao grupo. A progenitora deixa a cria escondida nos arbustos e vai, ao longo do dia, regressando para alimentar a cria.
Comportamento: Os machos adultos são normalmente animais solitários, embora no final do verão tendem a formar grupos de machos para se juntarem às fêmeas no início do outono. A sua atividade acontece com mais frequência nos períodos noturnos mas o seu pico de atividade é ao amanhecer e entardecer.
Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Dimensões: 1 metro até ao ombro
Peso: 30 a 80 kg
Longevidade: 25 anos em Estado Selvagem / 25 anos em Cativeiro