Flamingo-Comum

Phoenicopterus roseus

Habitat e Distribuição Geográfica: Podem ser observados em zonas húmidas, com lama, e águas pouco profundas, em barragens, açudes, lagoas, ou zonas de arrozal.  Ocorre em praticamente todos os continentes (das Galápagos à Índia, Caraíbas, bacia do Mediterrâneo, costa Africana e médio Oriente). Na Europa a sua distribuição é maioritariamente a Sul (orla Mediterrânea).

Alimentação: Alimentam-se de crustáceos, bivalves, insetos, moluscos, anelídeos, protozoários, plâncton, diatomáceas, algas, sementes e por vezes de pequenos peixes também. Alimentam-se através de filtração da água.

Reprodução: Monogâmicos (formam um casal com o qual reproduzem exclusivamente). Época reprodutiva: por volta do mês de Abril; Postura: 1 ovo; Incubação: 28-31 dias. Os ninhos são feitos de lama e construídos pelo casal, sendo uma espécie com hábitos gregários reproduzem em colónias, e ambos os progenitores realizam a incubação dos ovos. As crias abandonam o ninho logo após a eclosão dos ovos e reúnem-se em “creches” até terem cerca de 100 dias de vida, quando se tornam independentes. Só entre os 2-4 anos atingem a maturidade sexual.

Comportamento: Este animal adquire a sua cor rosada através do alimento que consome, que normalmente é á base de algas e crustáceos, que são ricos em betacarotenos, responsáveis por essa coloração. As mandíbulas dos flamingos apresentam lamelas, e ao imergirem o bico na água, com este semicerrado, com movimentos da língua, conseguem bombear a água e filtrar as partículas em suspensão na água.

Estatuto de conservação: IUCN: LC – Pouco preocupante; CITES Apêndice II

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Phoenicopteriformes

Família: Phoenicopteridae

Dimensões: 1.10 – 1.50cm

Envergadura: 1.40-1.60 m.

Peso: 2-4 Kg

Longevidade: 30 – 50 anos

Outros animais em Passeio Pedestre