Habitat e Distribuição Geográfica: Estão distribuídos essencialmente pelo sul de África. Estes animais preferem grandes pastagens sempre perto de zonas de água, pois serve de segurança devido aos predadores.
Alimentação: Estes animais são altamente dependentes de água e podem alimentar-se de uma grande variedade de ervas. É uma dieta altamente proteica.
Reprodução: Por norma, os cobos de água têm apenas uma época de acasalamento por ano, nascendo apenas 1 cria depois de oito a nove meses de gestação. Alguns dias antes do parto, a progenitora afasta-se do grupo em esconderijos. A cria recém-nascida demoras somente 30 minutos a pôr-se em pé, contudo fica escondida nas primeiras semanas de vida.
Comportamento: As manadas de cobos de água são partilhadas por fêmeas, machos dominantes e machos submissos, e todos sabem o seu lugar na hierarquia. O tamanho da manada depende da qualidade do habitat, normalmente atingem no máximo 10 indivíduos. A atividade dos cobos é afetada pelas diferenças sazonais, habitat, condições de pastagem, distancia da água e o número de predadores dá área em causa. Quando existe menos disponibilidade de água e o clima está demasiado seco, estes animais tendem a descansar mais.
Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Dimensões: 1.7 m – 2.4 m de comprimento
Peso: 169 kg – 300 kg
Longevidade: 18 anos em Cativeiro e 18 anos em estado selvagem