Habitat e Distribuição Geográfica: A distribuição geográfica desta espécie centra-se na zona central de África. Preferem zonas de savanas com partes de floresta e já foram encontrados a mais de 4000 m de altitude.
Alimentação: Os búfalos são um animal ruminante. Alimentam-se de pastagens, raízes e folhas. A dieta é determinada pela disponibilidade e quando existe escolha, as plantas com maior grau de proteína e hidratos de carbono são as escolhidas. Podem chegar a ingerir 17 kg de alimento por dia.
Reprodução: São tipicamente animais poligâmicos. As fêmeas não têm crias todos os anos pois o período de gestação é de 10 a 12 meses. Normalmente nasce apenas uma cria, mas foram documentados nascimentos de gémeos. As crias de búfalo são desmamadas pelos seis meses de idade.
Comportamento: Os búfalos são animais diurnos e noturnos. Utilizam a sua coloração para se camuflarem na vegetação luxuriante das florestas. São animais que estão em constante movimento e por isso não têm um território definido embora haja um macho dominante que lidera o grupo. Os grupos são formados por, no máximo, 10 indivíduos.
Estatuto de conservação: Sem Dados (SD)
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Dimensões: 1.8 m – 2.2 m de comprimento
Peso: 300 kg – 750 kg
Longevidade: 30 anos em Cativeiro e 25 anos em estado selvagem