Habitat e Distribuição Geográfica: Esta espécie pode ser encontrada na Europa, Ásia e África. É uma espécie migratória e aproveita para passar os invernos no sul da europa ou norte de áfrica. Contudo, a maior parte da população que reproduz não executa as migrações. Os falcões preferem zonas abertas, campos de ervas ou de cultivo que providenciem áreas para as suas caçadas.
Alimentação: Sendo o falcão uma ave de rapina, estes alimentam-se de pequenos mamíferos, incluindo pequenos ratos. Foram avistados a usarem anfíbios e répteis como fonte alimentar.
Reprodução: São animais que formam casais durante um longo período embora não sejam monógamos. Estas aves têm um intenso ritual de acasalamento e se o casal for compatível, a fêmea procura um local para o ninho e o macho é que vai caçar para alimentar a fêmea. Podem utilizar ninhos antigos de outras aves ou criam os seus ninhos em troncos de árvore. Cada fêmea pode pôr entre 3 a 7 ovos que demoram cerca de 26 a 34 dias a eclodir. Ao fim de 2 meses as crias estão prontas para abandonarem a alçada dos progenitores, contudo conseguem voar ao fim do primeiro mês de vida.
Comportamento: Aves diurnas que passam grande parte do dia a descansar dentro do seu território. Voam apenas para procurar alimento e quando estão em ritual de acasalamento. São, por norma, animais solitários.
Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante (LC)
Nome científico: Falco tinnunculus
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Dimensões: 70 cm – 80 cm de envergadura
Peso:150 – 190 gr
Longevidade: 15 anos