Alimentação: São carnívoros e são capazes de se alimentar um bocado de tudo desde peixe, caranguejos, insetos, lagartos, aves marinhas e morcegos.
Reprodução: Estes crocodilos apenas interagem na época de reprodução e esta tem lugar no início da época das chuvas. A fêmea faz o ninho perto de água e ela utiliza vegetação em decomposição para gerar calor para a incubação dos seus ovos. Por norma, a fêmea põe cerca de 10 ovos, mas já foram documentados 20. Estes ovos têm um período de incubação que varia entre os 85 e os 105 dias. Quando eclodem, as crias têm cerca de 28 cm e são protegidos pela progenitora pois são presas fáceis para a maior parte dos predadores.
Distribuição e Habitat: Esta espécie de crocodilo está presente em toda a região tropical da zona oeste e central africana. A sul podem mesmo chegar ao norte de Angola. Em termos de habitat, estes crocodilos podem estar distribuídos por zonas de baixa e média altitude, pequenos rios, pântanos, piscinas, mangais e tendem a evitar secções de rios muito amplos. O seu local preferido são zonas de floresta com pequenos rios e muitos esconderijos.
Comportamento: Animal maioritariamente noturno que passa o dia em pequenas piscinas ou em tocas. É considerado um dos crocodilos mais terrestre. Devido a esta espécie ser muito solitária, as tocas podem mesmo ter entradas submersas para evitar visitas indesejadas.
Estatuto de conservação:: Vulnerável
Nome científico: Osteolaemus tetraspis
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodilia
Família: Crocodylidae
Dimensões: 1,5m – 1,9m de comprimento
Peso: 18 – 32 kg
Longevidade: 70 anos em Cativeiro e 50 anos para estado selvagem