Habitat e Distribuição Geográfica: Estas águias estão distribuídas por toda a américa do Norte perto de grandes zonas de água. São nativas do Canadá, Estados Unidos da América e partes do México. Em termos de habitat preferem zonas com muita água, costas marítimas, estuários, lagos e rios.
Alimentação: Consideradas animais oportunistas, estas águia têm uma dieta muito variada, mas a sua preferência é o peixe. Os tipos de peixe que podem ingerir vai desde robalos, enguias, salmão e mesmo bacalhau. Outra fonte de alimento vem de diversas aves aquáticas e os seus ninhos com ovos. No inverno, a sua dieta muda para carcaças de animais já mortos e pequenos mamíferos, como ratos, esquilos e mesmo crias de lontras.
Reprodução: Águias com sistema de monogamia, ou seja, quando formam casal, é para toda a vida até um dos membros morrer. Mesmo tendo par, o casal tem um display antes de entrar em reprodução, consiste em vários voos um com o outro. A maturidade sexual chega pelos 5 anos e ambos preparam o ninho 1 a 3 meses antes da postura. Normalmente as fêmeas põem 1 a 3 ovos por época e apenas 1 sobrevive. A época da postura varia consoante o local das aves. O período de incubação dura cerca de 35 dias, seguido de cerca de 11 a 12 semanas em que a cria está permanentemente no ninho e depende dos progenitores para sobreviver. A partir das 8 semanas podem começar a tentar sair do ninho.
Comportamento: São normalmente avistados grupos muito grandes destas águias em locais com muita variedade de alimento. Apesar de formarem casais, são animais altamente solitários fora da época reprodutiva.
Nome científico: Haliaeetus leucocephalus
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Dimensões: 1,7m – 2,3m de envergadura
Peso: 4 – 5 kg
Longevidade máxima no estado selvagem:20 anos
Longevidade máxima em cativeiro: 40 anos