Águia-das-estepes

Aquila nipalensis

Habitat e Distribuição Geográfica: Zonas secas e abertas como o deserto, o semideserto, as estepes ou a savana. Também pode habitar zonas rochosas como penhascos e cumes de montanhas.

Reproduz-se no sudeste europeu incluindo a Rússia, desde a Ásia central até à China oriental, e inverna na África subsaariana, na Península Arábica, no subcontinente indiano e no sudoeste da China.

Alimentação: À base de animais mortos recentemente, mas pode caçar roedores e outros pequenos mamíferos, e aves de tamanho pequeno a médio. Também rouba as presas de outras aves de rapina.

Reprodução: Pode construir o ninho no chão, no topo de arbustos ou de pequenas árvores e em plataformas artificiais. Põe entre 1-3 ovos que são incubados durante 45 dias. Ambos os progenitores alimentam as crias por 55-65 dias até possuírem penas grandes o suficiente para voarem.

Comportamento: Normalmente alimenta-se do que encontra no chão e é comum andar pelo solo à procura de alimento. Muitas vezes ficam paradas, do lado de fora das tocas de pequenos mamíferos, e esperam que estes saiam para os caçar.

Curiosidades São águias rápidas para o seu tamanho, atingindo uma velocidade de 60 km/h em voo e de 290 km/h em voos picados. Na migração durante o inverno podem voar incríveis 350 km por dia.

Estatuto de conservação: Em Perigo (EN), CITES Anexo II

Fatores de ameaça: Perseguição humana, colisão com linhas de transmissão e conversão de estepes em terrenos agrícolas.

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Accipitriformes

Família: Accipitridae

Dimensões: 62-81 cm de comprimento e 1,65-2,00 m de envergadura.

Peso: 2,00-3,50 kg nos machos e 2,30-4,90 kg nas fêmeas.

Longevidade média: 17 anos

Longevidade máxima no estado selvagem: 30 anos

Longevidade máxima em cativeiro: 40 anos

Outros animais em Aves de Rapina