Órix Cimitarra

Oryx dammah

Habitat e Distribuição Geográfica: O órix é encontrado desde o deserto até regiões semi-desérticas. É uma extensão de território que surge desde o Senegal até ao centro do Sudão, que faz fronteira com o deserto do Sahara.

Alimentação: São animais herbívoros em que aproveitam as pastagens anuais, arbustos e raízes para se alimentarem. Quando a disponibilidade de água é muito reduzida tentam aproveitar a água de frutos e vegetais.

Reprodução: A duração da gestação é de 8 meses e a progenitora apenas tem uma cria por gestação, que pode pesar entre 9 a 15kg. Ambos os sexos são sexualmente maduros aos dois anos de vida. Os nascimentos tendem a acontecer com mais frequência entre março e outubro. O desmame das crias ocorre pelos três a quatro meses.

Comportamento: Os órixes são animais nómadas e formam manadas até 40 indivíduos. Por norma, o macho dominante lidera o grupo e conduz a manada. Muitas vezes ocorrem lutas entre machos embora sejam altamente coreografadas. É bastante raro encontrar uma luta onde algum dos machos acabe severamente magoado, a não ser que estejam a lutar por recursos vitais e pouco abundantes.

Estatuto de conservação: Regionalmente Extinto (RE)

Classificação

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Bovidae

Dimensões: 1.4 m – 2.4 m de comprimento, até 1.2m comprimento dos cornos

Peso: 100 kg -210 kg

Longevidade: 27 anos em Cativeiro

Outros animais no Safari