Avestruz

Struthio camelus

Habitat e Distribuição Geográfica: Estão distribuídas pela região subsaariana, preferindo zonas de savana e pastagens.

Alimentação: As avestruzes são animais herbívoros, alimentando-se essencialmente de matéria vegetal, mas podem ocasionalmente ingerir matéria animal, em carcaças deixadas por predadores. São animais altamente seletivos e podem ingerir cerca de quatro quilos de alimento por dia. As avestruzes podem sobreviver sem beber água durante longos períodos.

Reprodução: Machos com territórios definidos lutam por grupos de fêmeas. Os machos têm de conquistar as fêmeas reproduzindo uma dança de acasalamento, onde a fêmea decide. Os ninhos, pequenos buracos na areia, podem albergar entre 15 a 60 ovos. Os ovos têm um tempo de incubação de 40 dias, onde a incubação está a cargo de ambos os progenitores.

Comportamento: As avestruzes vivem em bandos de até 50 indivíduos e normalmente juntam-se a grupos de zebras. Quando encontram água, por vezes é raro, as avestruzes gostam muito de tomar banho para tomarem conta das suas penas. Quando ameaçadas, as avestruzes deitam-se no chão, com o pescoço esticado. Na época reprodutiva, ambos os progenitores tomam conta do ninho, o macho durante a noite pois é escuro, e a fêmea de dia por ser mais clara.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Struthioniformes

Família: Struthionidae

Dimensões: até 2,5 m de altura

Peso: 90 kg – 130 kg

Longevidade: 40 a 50 anos

Outros animais no Safari