Anestesiar Uma Girafa

10/Fev/2021

Em outubro do ano passado, partilhámos a história da nossa fêmea de girafa mais velha, Kimani, e da realização de um raio-x para identificar a causa da claudicação numa das patas – leia a notícia aqui.

Uma vez que o casco não apresentava uma evolução favorável, considerou-se necessário avançar com uma anestesia geral para a realização de um tratamento local mais invasivo, mas mais eficaz.

Uma anestesia é uma intervenção que exige uma enorme logística, desde a preparação do espaço, à coordenação de todas as equipas para se manterem relaxadas – mesmo perante o aparato inevitável! Todo o procedimento é cronometrado e controlado ao detalhe, com cada membro da equipa de intervenção inteiramente focado na sua função. A eficiência de cada elemento é fundamental para que todos trabalhem de forma organizada.

A anestesia foi bem-sucedida e a lesão interna a nível do casco foi identificada e tratada, com todo o processo de tratamento a ser acompanhado através de raio-x.

E a nossa Kimani? No final, despertou da anestesia como se nada tivesse passado. Afinal de contas, foi só uma gigantesca sesta que terminou com uma pata reabilitada!

Procedimentos de enorme responsabilidade exigem uma equipa à altura, e é por isso que destacamos o empenho de todos os tratadores do Badoca e da equipa da European Wildlife Services, que não só coordenou todo o processo, como se encarregou de toda a logística médico-veterinária do procedimento. Mesmo sem o saber, a Kimani é-vos muito agradecida.