Fizemos um raio-X a uma girafa

19/Out/2020

A nossa fêmea de girafa Kimani, neste momento gestante de uma nova cria, mostrava desconforto numa das suas patas dianteiras. Para podermos averiguar a origem do problema, realizámos várias radiografias.

Este é um procedimento que pode causar algum stress no animal e exigir condições extraordinárias para a realização do raio-X. Felizmente, graças às muitas horas de treino com os tratadores, a Kimani habituou-se a ter as atenções viradas para as suas patas. Este treino permitiu-nos realizar várias radiografias de diversos planos e sem causar stress na nossa girafa, que se portou de forma exemplar e sempre disposta a colocar a sua pata a jeito do aparelho (e tudo se consegue a troco de uma deliciosa alfarroba, certo?).

O treino animal em contexto zoológico possibilita a realização de tratamentos e exames diagnósticos sem causar desconforto no animal e com mais rapidez e eficácia, evitando-se, em alternativa, recorrer a uma anestesia, um procedimento que acarreta alguns riscos.
Agora que os nossos veterinários já se inteiraram do problema, o tratamento adequado da nossa girafa pode começar e ela ficará bem!

Damos os parabéns aos nossos tratadores e veterinários – que trabalham sempre em equipa! – e, claro, à nossa Kimani, a paciente mais bem-comportada do mundo!