Distribuição: Já não existem em estado selvagem. Começaram a ser domesticados desde 5000 AC e por isso existem hoje em dia como animais domésticos por todo o mundo. No entanto, são nativos da américa do sul.
Alimentação: Herbívoro. Alimentam-se principalmente de verduras e frutas.
Reprodução: Vivíparo. Reproduzem-se 3 a 4 vezes por ano. Gestação 60-70 dias. Ninhadas de, em média, 3 crias, mas podem ter até 8. Desmame aos 20 dias.
Comportamento: São uma espécie gregária. Normalmente são mais ativos durante o amanhecer e o entardecer, altura em que se alimentam, exploram o ambiente à sua volta e realizam “grooming”. Os machos estabelecem hierarquias, havendo sempre um macho dominante entre eles, podendo ser mesmo bastante territoriais e agressivos, especialmente em época de reprodução. Perante ameaças ou predadores costumam ter dois tipos de comportamentos diferentes: imobilizam-se até que a ameaça desconhecida passe; ou dispersam para confundir e desorientar o predador. Comunicam uns com os outros através de uma série de vocalizações diferentes, que são usadas não só para indicar perigo ou alimento, como para se mostrarem contentes.
Estatuto de conservação: Estão extintos em estado selvagem, só existem em cativeiro.
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Dimensões: 20-25 cm de comprimento
Longevidade: 8 anos