O mandril (Mandrillus sphinx) é um primata da família dos Cercopithecidae “Macacos do velho mundo”, parentes próximos dos babuínos e ainda mais próximos do dril. Tanto o mandril quanto o dril eram antes classificados como babuínos do gênero Papio, mas pesquisas recentes determinaram que eles deveriam constituir um gênero à parte, Mandrillus.
Habitat: Florestas tropicais no Gabão Ocidental, Camarões, Guiné Equatorial e Congo, podendo ocasionalmente ser vistos em zonas de savana ou mesmo zonas agrícolas.
Alimentação: Omnívoro. Grande variedade de plantas e frutos, complementada por alimentos animais como insetos, ovos, pássaros e outros pequenos vertebrados (ratos ou sapos).
Reprodução: Vivípara. Tanto as fêmeas como os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 anos, estes últimos abandonando frequentemente o grupo natal para se juntarem a outros grupos. As fêmeas podem reproduzir cada 18 meses (só uma cria). Quando as crias nascem, agarram-se às barrigas da mãe, deslocando-se nas costas destas quando crescem e se tornam mais pesadas.
Comportamento: Vivem em grupos sociais muito característicos pelas suas dimensões, entre os 600-840 indivíduos. Em cada grupo existe um macho dominante que, quando atinge a sua posição no topo da hierarquia, sofre alterações fisiológicas como aumento da testosterona e do brilho das suas cores. Utilizam variados chamamentos e expressões faciais e corporais para comunicarem entre si, e tanto os machos como as fêmeas possuem uma glândula esternal, no peito, que utilizam para marcar o seu território ou objetos com o odor, e longos dentes caninos que mostram como forma de ameaça.
Conservação: Classificados como Vulneráveis (IUCN) e dentro do apêndice I da CITES. A destruição do seu habitat e, sobretudo, a caça para comércio são as principais causas do seu desaparecimento na natureza.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Género: Mandrillus
Espécie: M. sphinx
Comprimento: 75-95 cm (macho), 55-66 cm (fêmea)
Peso: 30-33 kg (macho), 12-13 kg (fêmea)
Longevidade: 25 anos (vida selvagem), até 40 anos em cativeiro.