Kookaburra

Dacelo novaeguineae

Características Gerais:   São aves monogâmicas, territoriais, que nidificam nos buracos das árvores. Apresenta plumagem castanha, com riscas brancas na cabeça e cauda avermelhada, com barras pretas. A kookaburra é o maior exemplar da família dos Guarda-rios e apresentam algum dimorfismo sexual, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. O seu bico pode chegar aos 10 cm de comprimento e é utilizado para apanhar uma grande variedade de invertebrados e alguns pequenos vertebrados.

Habitat e Distribuição Geográfica: Nativa das florestas de eucalipto do leste da Austrália.

Alimentação: A alimentação é feita à base de qualquer animal pequeno o suficiente para ser apanhado, incluindo peixes, insetos, pequenos anfíbios, lagartos e até cobras.

Reprodução: Na época de reprodução, o casal constrói um ninho em geral num tronco de árvore onde as fêmeas depositam entre 1 a 5 ovos, que são cuidados por uma unidade coletiva composta por pais e irmãos mais velhos.

Comportamento: São aves gregárias que vivem em pequenos grupos familiares (geralmente o casal com as suas crias). São territoriais e vivem no mesmo território bem definido durante todo o ano. São bastante conhecidos pela sua vocalização comum, que se assemelha a uma gargalhada humana. Usam esta vocalização para comunicar entre membros da família.

Devido aos sons que emitem semelhantes a risos, esta espécie é apelidada de “Laughing Kookaburra”

Classificação

Classe: Aves

Ordem:  Coraciiformes

Familia: Alcedinidae

Dimensões: 45 cm comprimento

Peso: 455 gr

Longevidade: 10 anos

Outros animais em Jardim Aves Exóticas