O novo ‘calçado’ da Kimani

5/Jul/2021

A nossa querida girafa, Kimani, neste momento mãe de uma terceira cria desde o passado Março, após alguma melhoria no seu membro anterior esquerdo, seguida à última intervenção médica-veterinária ocorrida em Dezembro 2020, recomeçou a claudicar novamente, mostrando uma vez mais bastante dor e desconforto ao caminhar. Depois de várias semanas de outros tratamentos, foi decidido anestesiar a Kimani uma segunda vez. Foi preciso considerar vários factores determinantes para o momento escolhido para esta intervenção, como a cria já ter idade para tolerar algumas horas de separação e o bem estar da nossa Kimani.

Desta vez, no entanto, era imperativa a existência de um plano e abordagens específicas para a lesão no casco da Kimani, agora que tínhamos conhecimento do que se tratava, após a anestesia anterior.
Deste modo, foi na passada semana que se contou uma vez mais com uma incrível equipa de profissionais do badoca Safari Park e da EWS para, já com a Kimani anestesiada em segurança, trabalhar arduamente nos seus cascos.

Para o casco lesionado, a unha lateral foi cortada e desbridada até à zona mais inicial da lesão e depois preenchida com um material sintético, para evitar a entrada de microorganismos, terra e materiais lesivos. De seguida, uma prótese de sola, criada a partir de madeira maciça, de boa qualidade e durabilidade (para resistir ao peso de uma girafa) foi colado na unha medial (não lesionada), evitando desde modo que a unha lesionada entre em contacto directo com o solo, tendo assim uma melhor hipótese de sarar.

Por último, foi feito um penso na unha lesionada, providenciando mais uma camada protectora.
A Kimani recuperou rapidamente da anestesia e toda a restante manada de girafas (incluindo a pequena cria), foi ao seu encontro pouco depois.

A kimani encontra – se ainda em fase de adaptação em caminhar com a sola sintética mas estamos confiantes que o facto da unha lesionada não estar já em contacto com o chão, está a fazê-la sentir bastante melhor do que antes.