Características Biológicas: Apresenta dimorfismo sexual, os machos têm uma plumagem verde com alguns toques de azul, as asas são verdes e o seu bico é amarelo. As fêmeas são vermelhas, com algumas partes violetas e o seu bico é negro.
Habitat e Distribuição Geográfica: Florestas e plantações até aos 1000 m de altitude. Sudeste Asiático, Nova Guiné, Austrália, ilhas do sudoeste do Pacífico.
Alimentação: Frugívora. À base de frutos, sementes e flores de diversas árvores, que colhe durante o dia.
Reprodução: Ovípara. O ninho é construído em buracos ocos nas árvores, podendo na mesma árvore nidificar vários casais. A fêmea deposita dois ovos e a sua incubação demora cerca de 26 dias, permanecendo as crias no ninho cerca de 12 semanas. O acasalamento é normalmente entre Agosto e Setembro.
Comportamento: Na natureza, o Eclectus vive isoladamente ou em grupos pequenos de família fora do período de criação, sendo que muito raramente formam grupos grandes. Normalmente, o casal precisa de um sitio espaçoso e tranquilo, para que o macho possa cortejar adequadamente a fêmea que, em regra, é agressiva e dominadora.
Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (IUCN // Apêndice II (CITES).
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Altura: 35-42 cm
Peso: 400-500 gr
Longevidade: 30 anos