Catatua de Galah

Eolophus roseicapilla

Habitat e Distribuição Geográfica: Austrália. Habitam em áreas abertas de vegetação baixa com árvores e também em cidades e áreas de cultivo humano.

Alimentação: Alimentam-se de sementes, frutos secos, vegetação, insectos e fruta, que por norma encontram no chão. 

Reprodução: São monógamos. A época de reprodução destes animais varia consoante as condições ambientais, mas normalmente acontece no Inverno, Primavera e Verão. Põem 3 a 5 ovos em cavidades de árvores e o período de incubação é de 23 a 25 dias. Durante 21 dias, as crias estão completamente dependentes dos pais até que deixam o ninho quando desenvolvem completamente as penas de voo passado 50 a 55 dias após a eclosão. Atingem a maturidade sexual à volta dos 2 – 3 anos de idade. 

Comportamento: Diurna e gregária formando bandos com centenas de indivíduos. Contudo, quando procuram comida tendem a dividir-se em bandos mais pequenos. Ao pôr-do-sol, antes de se recolherem para dormir, estas aves exibem voos acrobáticos, que podem chegar a velocidades de 50 a 70 km/h, e vocalizações intensas. Os seus predadores são falcões e outras aves de rapina de maiores dimensões. 

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC)

Classificação

Nome Científico: Eolophus roseicapilla

Classe:  Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Cacatuidae

Altura: 35-38 cm

Peso: Fêmeas de 200 a 356g; Machos de 272 a 380g

Longevidade: Em cativeiro é de 40 anos e em estado selvagem 20-30 anos.

Outros animais em Jardim Aves Exóticas