Niassa, a primeira girafa nascida no Badoca Safari Park.

Quase a fazer seis meses de vida é com orgulho que anunciamos que a nossa cria de girafa, a Niassa, se juntou hoje aos outros animais no espaço do safari.

Este é um caso de sucesso, em que uma girafa foi criada a biberon após rejeição por parte da mãe. A Niassa, a primeira girafa nascida no Badoca Safari Park a 27 de setembro, é filha da Kimani e do Theo. A notícia da gravidez da Kimani foi o momento alto do ano!

O parto deu-se em condições calmas e tudo parecia estar a correr da melhor forma: a Niassa nasceu com 53Kg e 1,80m de altura e a Kimani aparentava ter interesse na cria cumprindo todo o ritual pós-parto. As crias de girafa poucos minutos após o parto e de uma queda de quase 2 metros, põem-se em pé e perseguem avidamente a progenitora à procura do primeiro leite, o colostro, o qual deve ser bebido nas primeiras 12-24h, muito importante para o desenvolvimento imunológico da cria. Infelizmente a Kimani nunca permitiu que a cria mamasse; não percebemos qual a razão mas é uma realidade presente em zoos e já descrita na natureza também. Assim a equipa veterinária foi obrigada a intervir para administrar o colostro, sendo a cria de seguida devolvida à mãe para tentar estimular o seu instinto maternal que nunca se demonstrou muito apurado – a Kimani era totalmente indiferente à presença da cria após o 1º dia do parto e não permitia que esta se aproximasse.

Novamente a equipa veterinária foi chamada a intervir desta vez de forma definitiva, encarando esta responsabilidade com total dedicação. Nas primeiras semanas a equipa acompanhou a situação 24h por dia. O primeiro mês foi crítico, com altos e baixos mas tudo correu muitíssimo bem e atualmente a Niassa pesa 200Kg, mede 2,30m e está de excelente saúde. Esta girafa bebé, curiosa e brincalhona, pode ser observada no safari junto à manada das girafas.

O que fazer?

Um dia em cheio no Alentejo