Distribuição Geográfica: Está presente desde a Europa Ocidental e Norte de África até ao Extremo Oriente. A subespécie A. n. vidalii ocorre no Oeste da Europa.
Habitat: Áreas agrícolas, áreas de montado, matas, pomares ou áreas de estepe cerealífera, ruínas ou aglomerações rochosas. Aparece por vezes em parques e jardins.
Alimentação: Principalmente de insetos, mas também pequenos roedores e ocasionalmente e repteis e anfíbios.
Reprodução: Nidifica em cavidades nas árvores, em montes de pedras, em velhas construções, muros ou falésias. Pões entre 3-5 ovos, incubados apenas pela fêmea. O período de incubação é de 28-33 dias. As crias saem do ninho com 30-35 dias de idade, mas ainda são alimentadas durante outro mês.
Comportamento: Espécie sedentária que permanece perto de seu local de nascimento para a vida. Apresenta um voo rápido e ondulante, alternando batidas rápidas das asas com períodos em que “desliza no ar”, o que é vantajoso para despistar os predadores.
Curiosidades: Das aves de rapina noturnas, o mocho-galego é a que possui maior atividade diária, sendo frequentemente observado durante o dia. As suas penas são lubrificadas a cada 2-3 dias, e além disso tomam regularmente banhos de poeira e de areia.
Estatuto de conservação: Pouco preocupante (LC), CITES Anexo II
Fatores de ameaça: Abandono da agricultura tradicional, colisão com veículos, envenenamento por pesticidas, redução de presas, caça ilegal e diminuição de locais de nidificação.