Distribuição Geográfica: Grande variedade de distribuição e estão presentes em quase toda a África, na Europa, na Turquia e na Ásia Menor.
Habitat: Áreas de campo aberto, savanas, desertos semiáridos e penhascos rochosos.
Alimentação: As presas são de porte pequeno a médio. Alimenta-se principalmente de aves como o pombo, mas ocasionalmente de repteis, insetos e de pequenos mamíferos como roedores e morcegos.
Reprodução: Não constroem ninhos, mas usam ninhos antigos de outras espécies localizados em árvores, penhascos, edifícios ou no chão em áreas desérticas. Põe entre 3-4 ovos que são incubados por 32 dias tanto pelo macho como pela fêmea.
Comportamento: É uma das poucas espécies de aves de rapina a caçar em grupo. O casal que é monogâmico, caça em conjunto, normalmente o macho direciona a presa para a fêmea a capturar, e no inverno pequenos grupos juntam-se e caçam em bando.
Curiosidades: Os falcões têm uma característica conhecida como dente de falcão, ou dente tomial, que é uma pequena saliência na parte superior e de cada lado do bico, que permite a ave de matar e rasgar facilmente a sua presa. Todos os falcões possuem olhos de cor escura.
Estatuto de conservação: Pouco preocupante (LC), CITES Anexo II
Fatores de ameaça: Recolha de ovos, envenenamento por pesticidas, eletrocussão e distúrbios humanos.